"Os professores fascinantes se atualizam constantemente e descobrem ferramentas pedagógicas capazes de provocar impactos emocionais nos alunos para estimular o desenvolvimento da inteligência. Sabem que sua marca é a paixão, a garra, o entusiasmo.".
(Augusto Cury)

segunda-feira, janeiro 10, 2011


DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

1
 ÁRVORE DOS SONHOS


Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.


Comentários


Para descontrair, no primeiro dia de aula, é adequado fazer algum tipo de brincadeira em que todos possam participar.

* * *

A apresentação é importante, mas fica mais interessante se vai além da simples identificação dos nomes.

* * *

Os primeiros dias de aula são favoráveis para que as regras da escola e de convivência sejam apresentadas ou estabelecidas.

* * *

Falar sobre a importância dos estudos, da escola e da série serve como incentivo ao comprometimento dos alunos.

* * *

Ouvir os alunos é indispensável e, no primeiro dia de aula, é uma bela oportunidade para isso.

* * *

Um comentário:

Greice Amorim disse...

Amei as dicas!!!
Tenha uma semana super abençoada.
Beijos
Greice

Postar um comentário

Tirinhas!!!

Tirinhas!!!